Matheus Leão

Gestão financeira: importância do fluxo de caixa da sua empresa de festas e eventos

 

Olá leitores!

Hoje vamos falar sobre gestão financeira e destacar a importância do fluxo de caixa.

Você sabe a real importância de fazer uma boa gestão financeira? Sabe como funciona o fluxo de caixa e qual a sua importância? Nós tópicos a seguir estaremos falando mais sobre estes assuntos.

 

Gestão financeira:

A gestão financeira é algo muito importante para o sucesso de uma empresa do ramo de festas e eventos. Alguns empresários enfrentam grandes dificuldades no momento de fazer o controle financeiro e acabam se perdendo, gerando muitos problemas e em alguns casos até o fechamento da empresa.

Gestão financeira é a junção de ações que envolvem a análise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa. Os principais objetivos são: planejar, organizar, controlar e direcionar o capital da empresa, fazendo com que a empresa esteja sempre em dia em todos os quesitos.

Essa análise é que vai determinar a saúde da empresa, identificar por exemplo se a empresa está sendo lucrativa ou não e determinar novas metas e realizar (ou não) novos investimentos.

Pontos principais da gestão financeira:

Buscar o aumento da receita: saber a hora certa de investir para que a receita da empresa possa ser aumentada de forma significativa.

Investimentos: determinar o momento certo de realizar novos investimentos e realizar melhorias na empresa.

Despesas em dia: não acumular despesas, fazendo com que o caixa seja sempre positivo.

Folha de pagamento: manter em dia a folha de pagamento tanto dos fornecedores quanto dos colaboradores.

Qualidade: com uma boa gestão financeira é possível manter a qualidade dos serviços e produtos ofertados.

Maiores chances de crédito no mercado e investidores: com os dados financeiros em dia, a empresa tem maiores chances de receber crédito de bancos e investidores, o que pode ser de grande ajuda em tempos difíceis.

 

Gestão financeira eficiente:

Ter ou fazer uma gestão financeira de forma eficiente é um desafio diário e constante para os gestores ou empresários de todos os ramos, não seria diferente no ramo de festas e eventos.

Por isso, é tão importante se cercar de ferramentas que podem auxiliar e facilitar essa gestão. E nesse tópico vamos falar sobre alguns pontos, que consideramos importantes.

Gestão de custos da empresa: entender a fundo os custos da empresa é uma ferramenta eficiente para se ter uma boa e eficiente gestão financeira. Saber exatamente quais são as despesas (fixas e variáveis), quanto está lucrando, o que pode ser cortado farão com que a sua empresa fique sempre com a saúde financeira em dia. Todas as empresas precisam se antenar para estes dados, isso faz toda a diferença.

Faça um planejamento: ter um planejamento permite que a empresa saiba exatamente onde quer chegar, ter um planejamento permite inclusive que a empresa possa investir e crescer no momento certo, além disso permite que em caso de crises econômicas o gestor ou empresário tenha recursos para se manter.

Ferramentas de gestão financeira: a utilização de ferramentas de gestão financeira é algo de extrema importância para controle da empresa. Nesse quesito, podemos destacar o fluxo de caixa. As ferramentas de gestão financeira podem mostrar o futuro da empresa e ter a solução para alguns eventuais problemas que podem surgir.

Separe os dados financeiros pessoais dos empresariais: mantenha sua vida financeira pessoal separada da vida empresarial. Não coloque dinheiro da empresa nas contas pessoais, isso é um erro muito comum que grande parte dos empresários cometem. Ao colocar dinheiro da empresa junto ao seu gera um descontrole e em caso de eventuais crises o empresário não saberá distinguir o que é pessoal do que o que é da empresa.

Mantenha tudo registrado: faça registro de todas as movimentações da sua empresa. Mantenha tudo atualizado e registrado. Encontre um método de registro que seja de fácil manuseio e que possa ser eficiente.

Mantenha um controle sobre a inadimplência: sabemos que vivemos em tempos de crises financeiras porém é de suma importância que você controle a inadimplência, e se for o caso até utilize de métodos, como descontos especiais, para que o cliente quite a dívida.

Utilização de softwares: os softwares de gestão são ferramentas super importantes para a vida do gestor ou empresário, pois dinamizam os procedimentos rotineiros e deixam todas as informações necessárias para uma boa gestão armazenados em um só local.

Parece complicado se fazer uma gestão financeira, mas com força de vontade e organização não ficará tão complicado.

Mas lembre-se, a boa gestão financeira determinará o sucesso e sobrevivência da sua empresa no mercado.

 

Fluxo de Caixa de empresas de festas e eventos:

Nesse tópico vamos aprofundar um pouco mais nessa ferramenta de gestão.

Conceito: ferramenta que controla todas as movimentações (recebimentos e despesas) de uma empresa. Ou seja, todas as contas que precisam ser pagas e todos os recebimentos que precisam acontecer.

Entenda que um fluxo de caixa feito de qualquer jeito não vai gerar grandes resultados para sua empresa, podendo, inclusive, acarretar prejuízos e sérios problemas.

É muito complicado realizar o fluxo de caixa no papel e caneta, por isso existem várias ferramentas no mercado que te auxiliam de uma forma eficaz e segura.

Uma das razões importantes para realização do fluxo de caixa é de manter as contas pagas em dia, não gerando multas ou juros exagerados, mantendo sempre a empresa no verde. Além disso, permite que você saiba exatamente quais clientes realizaram locações na sua empresa de festas e eventos e não efetuaram o pagamento, assim você conseguirá realizar alguma ação de cobrança, ou até mesmo ofertar desconto para a quitação do débito.

 

Como fazer o fluxo de caixa:

Não é somente saber que precisa ser feito, é necessário que o gestor ou empresário coloque em prática o uso do fluxo de caixa, que pode ser periódico ou diário.

Um bom começo é dividir todas as entradas (recebimentos) e todas as saídas (despesas) da sua empresa. Isso faz com que você entenda a situação financeira e saiba se a sua empresa de festas e eventos está sendo lucrativa ou não. Ajuda, também entender, para onde o seu dinheiro está indo e se for o caso cortar gastos desnecessários.

Outro ponto importante a se destacar é o detalhamento das movimentações. Deixar tudo detalhado de forma que ao gerar o relatório ficará tudo bem explícito e claro. Ou seja, dê nome a tudo que entrar e sair.

Vale ressaltar que você precisará periodicamente realizar uma análise dos dados do seu fluxo de caixa, assim você estará apto a tomar decisões importantes, como investir e expandir ou cortar gastos. Isso também ajudará a longo prazo, em caso de crises eventuais você saberá como sobreviver.

 

Utilizando software de gestão para controle financeiro da sua empresa de festas e eventos:

Os softwares de gestão são ferramentas que auxiliam (e muito) os gestores ou empresários, afinal automatizam os procedimentos rotineiros.

Os softwares, possuem armazenamento em nuvem, o que permite que você tenha acesso a todas as informações e movimentações da sua empresa mesmo que não esteja presente. Isso facilita e muito.

Por centralizarem as informações em um só local, permite que as tomadas de decisões sejam mais seguras e assertivas. Além de atuar como elo de ligação entre todos os setores da sua empresa de festas e eventos.

Outro ponto a se destacar é a redução dos erros, com os dados armazenados e seguros existirá uma redução de erros, o que ocasionará maior sucesso para sua empresa.

 

Utilizando o SLAPFestas para o controle financeiro e fluxo de caixa:

O SLAPFestas como já citamos, é um sistema de gestão desenvolvido especialmente para o ramo de festas, decorações e eventos. Tem como objetivo dinamizar e automatizar os procedimentos rotineiros da empresa além de eliminar os tão temidos conflitos de locações.

O sistema conta com um módulo financeiro completo, onde será possível realizar o controle/gestão financeira da sua empresa com seguração e precisão. Além disso, terá a disposição relatórios importantes para a tomada de decisões importantes para sua empresa de festas e eventos.

Com o SLAPFestas você terá uma funcionalidade voltada para o fluxo de caixa, assim você terá o registro de todas as movimentações financeiras por dia ou poderá traçar um período para que o sistema te mostre tudo com detalhes. Além disso, você poderá exportar essas informações em PDF ou Excel para imprimir e ficar mais fácil para analisar os números. Na mesma funcionalidade, você terá uma espécie de resumo para visualizar os números do fechamento do seu caixa, assim saberá se o fechamento foi positivo ou negativo.

Não seria maravilhoso utilizar uma ferramenta como o SLAPFestas na sua empresa de festas e eventos?

 

Conhecendo o SLAPFestas:

Para que você conheça o SLAPFestas foi criado um ambiente para realizar simulações e conhecer todas as funcionalidades do sistema e do site integrado. Para ter acesso a este ambiente, é preciso fazer um cadastro simples e gratuito. Clique aqui para o cadastro ou chame um dos nossos atendentes no whatsapp clicando aqui.

Venha você também fazer parte do time de usuários super satisfeitos com o SLAPFestas.

solicitar_acesso.webp

Entrar em contato

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas