Emanuele Leão

Artigo 20: Saiba como escolher os seus fornecedores e manter o cadastro sempre atualizado

Quando se toma a decisão de entrar no ramo de festas e eventos, precisa-se ter em mente que é um ramo muito concorrido e que para sobreviver é necessário oferecer um diferencial para o seu público alvo.

E para que a sua empresa tenha o diferencial de qualidade de produtos ofertados, você precisa ter uma carta de fornecedores excelente e vasta. Para que isso ocorra, é necessário ter em mente que não será um trabalho fácil, rápido e dinâmico. Vai demandar um tempo grande, muita pesquisa e em algumas situações, longas viagens para comprar tudo que você precisa.

Anteriormente, a escolha de fornecedores era uma atividade secundária, o que causava vários problemas ao gestor ou empresário.

Depois de várias situações constrangedoras, os empresários e gestores entenderam que não pode ser uma atividade secundária, que a busca de fornecedores deve ser algo primordial, que deve até ser encarado até como estratégia.

A competição no ramo de festas e eventos é altíssima, ofertar produtos de extrema qualidade para que a sua empresa não fique para trás, é nesse momento que a escolha dos fornecedores faz toda diferença. Fique atento (a) com a qualidade dos produtos ofertados, verifique a resistência afinal, nem todas as pessoas que se tornarão seus clientes terão o mesmo cuidado com as peças.

É preciso se preocupar também, com a reputação dos fornecedores escolhidos. Você precisa reservar um tempo para pesquisar sobre cada fornecedor e seu tempo de mercado, o que você apurar, vai fazer toda diferença nas suas decisões. Não adianta você optar por um fornecedor com preço baixo, mas que não tem boa fama ou não entrega os produtos escolhidos no tempo acordado.

Outra coisa importante, é sobre o preço dos produtos. Nem sempre o produto mais barato vai ser lucrativo para sua empresa. Muitos fornecedores, ofertam produtos a preços bem abaixo da grande maioria, mas são produtos de procedência duvidosa ou de baixa resistência e qualidade. Fique atento (a). Pesquise muito e não descanse até encontrar um fornecedor com preços que cabem no seu orçamento.

Uma dica interessante, é conversar com os fabricantes dos produtos escolhidos. Essa é a fonte mais segura para se achar bons e confiáveis fornecedores. Fabricantes não entregarão os produtos para fornecedores de má índole, afinal é a sua marca em jogo.

Não podemos deixar de citar sobre participação de eventos voltados a essa área (feiras, workshops, etc.). Estes eventos contam com a participação de fornecedores consolidados no mercado, assim você poderá estreitar os laços e escolher “a dedo” os seus parceiros. Vale a pena reservar uma verba para essas participações. Pesquise sobre as principais feiras realizadas nos grandes centros mais próximos da sua cidade e se organize.

Cadastrando seus fornecedores:

Assim como o cadastro dos seus clientes e produtos, o cadastro de fornecedores é indispensável para o seu sucesso.

É importante que você tenha todos os fornecedores parceiros organizados, ao seu dispor. E por que não fazer isso de forma dinâmica?

Anteriormente, os cadastros de todos os setores eram feitos em planilhas, ficando armazenados no computador local, não sendo possível acessar de outro computador e no momento que desejar.

Buscando praticidade, os programadores e desenvolvedores de softwares, criaram programas onde você pode ter todas as informações necessárias armazenadas em um só local, dinamizados e acessíveis.

Isso porque esses programas foram desenvolvidos pensando no empresário que não pode está a todo momento na sua empresa, mas que não abrem mão do controle do seu negócio.

Os softwares de gestão, como citamos anteriormente aqui no nosso site, é uma solução automatizada para evitar alguns problemas constantes (erros humanos) e dinamizar os procedimentos rotineiros das empresas.

Essa solução, traz alguns benefícios para os: integração dos setores, mobilidade, dinamismo nos atendimentos, eliminação de conflitos, controle de orçamentos e contratos, dentre outros.

Do mesmo modo que prometem manter os cadastros de produtos e clientes atualizados, os softwares de gestão possuem uma funcionalidade destinada, também, aos fornecedores.

É um cadastro de preenchimento, onde você precisará inserir os dados básicos do seu fornecedor e sempre que precisar, as informações estarão ao seu dispor.

Assim, você não terá problemas de sumiço de cadastro ou duplicidade, poderá excluir e inserir cadastros quando e onde desejar, com pouco trabalho.

Vale ressaltar, que uma vez inserido no sistema, você não precisará refazer o cadastro.

Importância do cadastramento de fornecedores:

Ter uma lista de fornecedores é importante para que você saiba realmente quais são os fornecedores pode realmente confiar.

Vamos listar alguns dos benefícios de manter o cadastro de seus fornecedores:

  • Economia de tempo: ao ter o cadastro dos seus fornecedores atualizado faz com que você economize tempo de busca o que gera aumento na produtividade.
  • Eficiência: o cadastro de fornecedores atualizado, faz com que a sua empresa tenha eficiência pois você já sabe exatamente onde procurar o produto desejado pelo seu cliente.
  • Economia de recursos: sabendo quem são os seus fornecedores, sua empresa pode economizar recursos, não sendo necessárias grandes viagens, compras repetidas, compras de produtos com baixa qualidade, etc.

Poderíamos citar vários outros benefícios, mas consideramos estes os mais importantes.

Cadastro de fornecedores dentro do SLAPFestas

Como já dissertamos em outra ocasião, o SLAPFestas é um sistema web, destinado ao ramo de festas e eventos. Tem como objetivo simplificar e dinamizar os processos de locações e orçamentos, rapidez nos atendimentos, eliminação de conflitos de locações. Com o SLAPFestas você poderá controlar tudo que acontece na sua empresa, de onde estiver.

O SLAPFestas possui um módulo de cadastros destinado aos fornecedores (inserir um novo cadastro ou consultar os cadastros existentes), dessa forma você não terá problemas em cadastros desatualizados ou perdidos.

Para realizar o cadastro de fornecedores, você precisará acessar o menu principal do sistema, ir até a opção cadastros, escolher cadastrar fornecedores.

Ao fazer o procedimento acima, abrirá uma tela de preenchimento onde você precisará escolher entre pessoa física ou pessoa jurídica. As opções serão diferentes (CNPJ ou CPF), vai depender do que escolher.

As opções de preenchimento, são informações básicas, que todo cadastro possui: nome completo, CNPJ ou CPF, email, Razão Social (em caso de pessoa jurídica), endereço completo, telefone, Estado civil e sexo (em caso de pessoa física).

A segunda opção no módulo de fornecedores é a consulta de cadastro de fornecedores. Nessa opção, você poderá realizar a busca de um dos seus fornecedores. Ao selecionar a opção consultar fornecedores, o sistema já vai abrir uma lista de todos os seus fornecedores cadastrados ou você pode digitar o nome no campo de pesquisa.

O SLAPFestas permitirá também que você exporte a sua listagem em PDF, Excel ou Print, assim além de ter o cadastro no sistema, armazenado em nuvem, você poderá imprimir a sua listagem, sempre que precisar.

Quer mais vantagens e praticidade? Venha fazer parte do time SLAPFestas.

Disponibilizamos um ambiente de simulações, onde você poderá conhecer essa e todas as outras funcionalidades do sistema. Para acessar esse ambiente é simples, rápido e gratuito. Solicite o seu acesso gratuito ou entre em contato com a nossa equipe de atendimento.

solicitar_acesso.webp

Entrar em contato

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas