Notícias

Entenda a importância de ter uma gestão eficiente do estoque da sua empresa de festas

Entenda a importância de ter uma gestão eficiente do estoque da sua empresa de festas

 

O controle de estoque influência diretamente na saúde financeira da sua empresa, o que determina ou não o sucesso do seu negócio de festas e eventos.

Mas você sabe realmente o que é e como fazer uma gestão de estoque eficiente?

No artigo de hoje vamos falar sobre isso.

 

Gestão de estoque, o que é?

É impossível uma eficiente gestão de estoque sem entender a fundo o que é e como isso afeta a sua empresa a curto e longo prazo.

Muito se engana quem pensa que gestão de estoque é apenas ter um ambiente de armazenamento de produtos de festas e eventos bem arrumados, bem guardados. Gestão de estoque vai muito além da organização do seu estoque.

Gestão de estoque é gerir todos os seus produtos, ter registro de todas as entradas e saídas dos produtos, ou seja, controlar toda movimentação que os seus produtos fazem. Gerir seu estoque também é manter o espaço organizado, de modo que facilite o manuseio dos produtos e fácil localização para entregar os produtos de forma eficiente.

Para que esse controle ou gestão de estoque seja eficiente, é fundamental contar com ferramentas que possibilitam o sucesso dessa atividade, ou seja, utilizar um software ou sistema de gestão que opera também no controle de estoque.

É importante salientar, que uma boa gestão de estoque é nunca deixar faltar produtos. É muito ruim e gera perda de credibilidade o cliente procurar por determinados produtos na sua empresa de festas e eventos e você perceber que estão em falta.

Outra coisa importante é não ter produtos em excesso. Ter muitos produtos faz com que o espaço de armazenamento fique cheio o que pode afetar indireta e diretamente na qualidade dos produtos ofertados pela sua empresa de festas e eventos.

 

Benefícios do controle de estoque:

Nesse tópico, vamos falar sobre alguns benefícios de ter um bom controle / gestão de estoque.

Produtos mais requisitados: controlando o estoque você conseguirá saber quais os produtos da sua empresa de festas e eventos são mais requisitados pelos seus clientes;

Qualidade: você tendo tudo organizado você conseguirá manter a qualidade dos produtos ofertados, o que vai garantir a satisfação dos seus clientes;

Ofertar produtos disponíveis: gestão de estoque eficiente fará com que você oferte somente produtos que estão disponíveis aos seus clientes, o que não vai te causar nenhum constrangimento;

Redução de produtos em desuso: a gestão de estoque vai atuar também na redução de produtos que estão em desuso na sua empresa, ou seja, ocupando espaço de outros produtos mais requisitados;

Controle de compras: você saberá a hora certa de investir na compra de mais produtos;

Controle de gastos: sabendo a hora certa de comprar, você saberá ao certo o que precisa, reduzindo e controlando os gastos desnecessários.

 

Como fazer uma gestão de estoque eficiente na sua empresa de festas e eventos:

Além do que já citamos anteriormente, temos alguns outros pontos que consideramos importantes para eficiência da gestão de estoque da sua empresa de festas e eventos.

Ser um bom gestor é algo de suma importância para controle da sua empresa em todos os sentidos, certo? Ter alguém para gerir seu estoque é algo importante também. Alguém que seja habilidoso ou capacitado para isso.

Prestar atenção na demanda da sua empresa também é algo essencial para eficiência da gestão do seu estoque, como citamos anteriormente, saber a hora certa de investir ou de desistir da compra de mais produtos. Ficar atento (a) para que nunca oferte algo que não possui ou que não esteja com uma excelente qualidade.

Algo que podemos citar como importante também é você acompanhar as movimentações do estoque, um bom exemplo disso é saber quais produtos se tornaram obsoletos e quais produtos são mais requisitados pelos clientes.

E talvez a dica mais importante: utilize um software ou sistema de gestão, que atue também no controle de estoque. Esse é um importante aliado para você no quesito.

 

Software de gestão:

Como citamos em outros artigos, softwares ou sistemas de gestão são ferramentas tecnológicas que auxiliam o empresário ou gestor no controle total da empresa. São sistemas que possuem armazenamento em nuvem, o que possibilita o acesso em qualquer dispositivo com conexão a internet.

Além disso, os softwares de gestão visa automatizar os processos da sua empresa e alavancar o seu negócio, afinal todas as informações necessárias para o fechamento de negócio estão armazenadas em um só lugar.

Atua também como elo de ligação entre os setores, fazendo com que haja comunicação entre todos os setores da empresa.

 

 

Softwares de Gestão de Estoque:

Hoje em dia, muito se vê sobre softwares de gestão de estoque. A ferramenta atua fielmente no controle do estoque fazendo com que você tenha acesso a todas as movimentações dos produtos da sua empresa de festas e eventos. Além disso, tem como principal objetivo a eliminar conflitos nas locações e orçamentos, ou seja, não permitirá que você oferte algo indisponível aos clientes.

Como citamos em tópicos passados, o controle de estoque faz com que você nunca fique sem produtos para ofertar aos clientes ou ofereça produtos indisponíveis, é exatamente nesse sentido que atuam os softwares de gestão. Caso os seus clientes não devolvam os produtos conforme acordado, com poucos cliques você consegue retirá-los do seu estoque, ou se os produtos estiverem locados o sistema não permite que você loque novamente naquele mesmo período.

 

SLAPFestas controlando seu estoque:

O SLAPFestas é um software de gestão, desenvolvido especialmente para o ramo de festas e eventos. É uma potente ferramenta para o controle de estoque, locações / orçamentos, financeiro, etc.

Tem como principais objetivos: simplificar os os procedimentos de locações, controle financeiro, agilidade de atendimentos, eliminação de conflitos e controle potente de estoque.

O controle do estoque no SLAPFestas começa quando você cadastra o produto e ele passa fazer parte do seu estoque. Nesse cadastro você vinculará o produto a categorias, informará quantidade, tamanho cor e valores (reposição, reparo e locação).

A partir do momento que finalizou o referido cadastro, esse produto estará disponível para que seja feito um pedido (orçamento ou locação).

Como citamos, o SLAPFestas visa a eliminação de conflitos de locações, então caso seu produto esteja locado ele ficará numa espécie de bloqueio, indisponível até que seja feita corretamente a devolução. Ou seja, você não vai correr o risco de locar a mesma peça para pessoas diferentes no mesmo período.

Outro ponto forte do SLAPFestas no controle de estoque é que quando o produto retorna danificado ou não retorna, você informa no sistema e automaticamente ele gera um débito para o cliente em questão e faz o abatimento do produto do estoque. Caso ele não seja reposto, as locações futuras em que estejam listados sofrerão, mas o sistema emite um aviso sobre todos os produtos não estarem mais disponíveis no seu estoque sendo preciso repor.

 

Conhecendo e testando o SLAPFestas:

Para conhecer e testar o SLAPFestas foi criado um ambiente para simulações, neste ambiente você poderá além de realizar tais simulações conhecerá todas as funcionalidades e praticidades do sistema.

Quer ter acesso a esse ambiente? Clique aqui e realize o seu cadastro gratuito ou peça auxilio no nosso whatsapp de atendimento clicando aqui.

Fácil não é?

Venha você também fazer parte do time do SLAPFestas.

© 2021 SLAPFestas. Todos os direitos reservados.

Navegação

Acesse Gratuitamente