Matheus Leão

Gestão financeira: o que é? Para que serve?

 

Olá leitores!!

Hoje vamos falar sobre a gestão financeira da sua empresa de festas e eventos.

Você sabe o que realmente é gestão financeira? Você tem feito a sua gestão financeira corretamente?

 

Gestão financeira: conceito

A gestão financeira nada mais é que um conjunto de informações que permitirão o gestor ou empresário analisar, controlar e planejar as atividades da empresa, bem como a expansão dos negócios.

Com essas informações fica mais fácil traçar metas que possibilitam o crescimento da empresa com maior rapidez e segurança.

Toda empresa de sucesso tem uma excelente gestão financeira por trás, podemos até dizer que a gestão financeira é o coração do negócio e por isso deve ser feita com muita cautela e segurança.

Manter a saúde financeira da empresa de festas e eventos é fundamental para que tudo corra bem e em caso de uma situação inesperada existam recursos para o enfrentamento.

 

Finalidade da gestão financeira

A gestão financeira, se bem executada, permite o controle do capital da empresa de forma que a exista recursos para pagamento de todas as despesas, aquisição de novos itens para o estoque e fundo de reserva para em caso de crises a empresa conseguir enfrentar sem entrar “no vermelho”.

Além disso, permite que o dinheiro seja investido de forma eficaz e também redução de gastos desnecessários.

 

Core” da Gestão Financeira

Reservei para esse tópico alguns fundamentos que são de suma importância na execução de uma boa gestão.

Planejamento: a sua empresa de festas precisa ter um planejamento, definindo resultados a serem alcançados a curto, médio e longo prazo. É válido ressaltar que resultados a logo prazo pode ser incluído o investimento em ampliação da empresa e aquisição de mais ferramentas impulsionadoras (como softwares, sites, aplicativos, etc). O planejamento também é importante em caso de situações inesperadas como por exemplo recente temos a pandemia.

Acompanhamento/controle: é fundamental o acompanhamento/controle dos números, métricas e movimentações financeiras da empresa. Uma empresa sem controle e que segue sem nenhum tipo de acompanhamento ficam vulneráveis a vários problemas, dentre eles o mais grave que é a falência.

Análise: sim, análise de mercado, análise de métricas, análise de resultados. Qualquer metodologia que vá se aplicar em uma empresa antes de tudo é feita uma análise da situação, uma análise de mercado, uma análise dos resultados iniciais, dentre outros.

Investimento: esse último item é o reflexo de todos os outros, afinal de houver todos eles será muito mais fácil investir na empresa, expandir os negócios e obter resultados desejados mais rapidamente.

 

Importância e relevância da gestão financeiras

É super importante a gestão para que sua empresa de festas e eventos possa ter sucesso e se consolidar no mercado que é tão competitivo.

Aqui vão alguns pontos bem interessantes que demonstram essa importância e relevância:

Corte de gastos desnecessários;

Cortando os gastos terá mais rendimentos financeiros;

Realização de investimentos mais assertivos;

Criação do fundo de emergência.

 

Software de gestão financeira

E por que não utilizar ferramentas que otimizam seu tempo e proporcionam uma gestão empresarial segura e eficaz?

Softwares de gestão são ferramentas que possibilitam organizar e dinamizar as atividades rotineiras das empresas, servindo também como elo de ligação entre os demais setores.

Centralizam todas as informações necessárias para o fechamento do negócio em um só ambiente, possibilitando maior rapidez no atendimento, evitando o desgaste tanto para o atendente quanto para o cliente.

As ferramentas possuem módulos voltados para o setor financeiro ou é possível controlar, planejar e acompanhar de perto os números e resultados da empresa.

Tem sido cada vez mais utilizados e por isso no mercado existem inúmeras possibilidades, voltadas para todos os seguimentos e para o de festas e eventos não seria diferente.

SlapFestas: software de gestão especializado no seguimento de festas

O SlapFestas é um sistema de gestão que foi todo programado para suprir as necessidades do seguimento de festas (locação, pegue e monte, decoração, buffet).

Todas as funcionalidades do software visam gerir um setor da empresa: gestão de estoque, gestão de clientes, gestão de contratos/orçamentos, gestão financeira e ainda conta com módulos de relatórios que ajudam na tomada de decisões.

Com o módulo financeiro, sua gestão financeira ficará ainda mais prática e segura pois o SlapFestas permite que você controle seu fluxo de caixa dia a dia ou selecione um período de análise, também possibilita a criação de um plano de contas estruturado para analisar as despesas e recebimentos mensais e anuais.

Conta, ainda, com uma funcionalidade para controle do débito de reposição dos itens que os seus clientes não devolvem corretamente por estrago ou quebra.

Não seria maravilhoso contar com uma ferramenta tão importante como essa na sua empresa?

Chame um dos nossos atendentes para te apresentar nossa plataforma. Clique aqui.

solicitar_acesso.webp

Entrar em contato

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas