Matheus Leão

Gestão de estoque: o que é? Para que serve?

 

Olá leitores!!

Voltamos com mais um artigo recheado de informações que te ajudarão a mudar a gestão da sua empresa de festas e eventos.

Você sabe o que é gestão de estoque? Você tem feito de forma segura e eficaz?

Hoje vamos explicar o que é, para que serve e como fazer de forma eficaz a gestão de estoque da sua empresa.

 

Gestão de Estoque:

Tenha em mente que para se obter sucesso na sua empresa de festas é importantíssimos você fazer uma boa gestão de estoque.

Mas você sabe o que é gestão de estoque?

Gestão de estoque: gestão de estoque consiste em definir o tipo de itens que você trabalhará e também sobre a organização e realização de inventários. Tem como objetivo equilibrar as compras da empresa, armazenamento, ter produtos em bom estado de conservação e disponibilidade para os clientes.

A partir disso, uma boa gestão de estoque fará com que você perceba o que realmente precisa e não precisa, quais itens tem maior demanda e não podem faltar de jeito nenhum e quais precisam ser retirados por não serem mais solicitados ou ainda os que precisam reparados.

Essa gestão vai influenciar diretamente, também, no momento de compra de mais itens. Você tendo esse controle não efetuará compras desnecessárias e poderá se programar melhor, para conseguir acompanhar as feiras onde é possível encontrar produtos com preços mais acessíveis.

Essa gestão de estoque, se feita de maneira correta e disciplinada, vai ainda trazer alguns benefícios para sua empresa de festas e eventos:

  • Economia financeira: ou seja, você não precisará comprar além do que precisa e não terá prejuízos com produtos que estão em um estado ruim de conservação, gerando insatisfação do cliente;
  • Maior produtividade: com o estoque organizado, a produtividade da sua equipe de colaboradores vai aumentar, isso porque todos os itens estarão bem dispostos, bem cuidados;
  • Disponibilidade: com uma boa gestão de estoque você ou sua equipe podem analisar com mais facilidade os itens que estarão disponíveis, evitando assim de oferecer algo que o cliente não poderá ter.

Importância da gestão de estoque para sua empresa de festas:

Você já conseguiu mensurar o que teve de prejuízo por não ter produtos disponíveis? Ou você já calculou quanto gastou de forma repentina para substituir um item do contrato do seu cliente na última hora?

Esses são pontos que definem bem esse tópico.

Você precisa ter em mente que sem uma boa gestão de estoque sua empresa poderá ter prejuízos irreparáveis e acarretar até no fechamento.

Vamos deixar aqui alguns pontos para você refletir e pesar sobre a importância da gestão de estoque:

  • Satisfação do cliente: o cliente satisfeito é fator determinando para a consolidação da sua empresa no mercado. Não adianta você ter produtos lindos e de excelente qualidade se os seus clientes ficam insatisfeitos. Pense: você idealiza um produto na sua festa e na última hora a empresa não consegue te entregar, você ficaria feliz e continuaria utilizando o serviço dessa empresa?
  • Resultados financeiros: cliente satisfeito é sinônimo de mais contratos fechados, mais indicações de serviços, mais visibilidade para seu negócio o que gera maiores resultados financeiros.
  • Diferencial no mercado: um bom acervo, com qualidade, preço, disponibilidade é algo que poderá ser o diferencial da sua empresa no mercado. Sua empresa poderá ser referência no quesito produtos o que impactará muito.

 

Práticas para se adotar na gestão de estoque:

Além de entender a importância da gestão é necessário aplicar boas práticas e ter bastante disciplina, vamos deixar algumas ideias para você nesse tópico:

  • Registro de entradas e saídas: parece algo bobo mas faz toda diferença na sua gestão de estoque. Registre todas as entradas e saídas dos produtos. Isso facilitará para saber quais itens estarão disponíveis e quais não estão. Além disso, você registrando essas movimentações poderá saber com quem determinado item está locado, permitindo cobrar caso seja necessário;
  • Observe a conservação dos itens: sim, outra atitude simples mas que vai te salvar bastante. Acompanhe a devolução dos itens e se estão em bom estado de conservação antes de disponibilizar para os seus clientes. Essa prática evitará que você oferte produtos quebrados ou danificados aos seus clientes;
  • Controle a quantidade de itens: não permite que seu estoque fique super lotado e nem que falte itens. Observe sempre se os itens com maior demanda estão em quantidade suficiente para atender sua demanda e se programe o quanto antes para compra. Essa prática ajudará também na questão de compra de itens desnecessários, as compras serão feitas de acordo com a demanda;
  • Inventário: é muito importante que de tempos em tempos você faça um inventário de tudo que está no seu estoque. Essa prática fará com que você tenha conhecimento de como estão seus itens e permitirá que você faça um levantamento para saber quanto já investiu, se já conseguiu quitar a compra daqueles itens;
  • Padronização: cadastre seus itens de forma padronizada. Isso ajuda a não causar confusão nas solicitações dos clientes e facilita para o colaborador que separa os itens locados;
  • Integração de setores: a empresa é um corpo e os setores precisam ser conectados para que a empresa prospere. Faça essa integração dos setores da sua empresa, assim a caminhada será harmoniosa;
  • Ferramentas: utilize ferramentas de gestão que permitirão que você controle seu estoque e demais setores da sua empresa de festas e eventos com maior segurança, um bom exemplo temos os softwares de gestão;

 

Gestão de estoque com o SlapFestas:

O SlapFestas é um sistema de gestão desenvolvido especialmente para o seguimento de festas e eventos (no geral).

Cada funcionalidade do sistema visa sanar uma dificuldade cotidiana do seguimento. E claro, não poderia faltar o controle de estoque.

O software conta com um módulo voltado ao cadastramento dos seus itens para que seja feita a gestão do seu estoque. Uma vez que os produtos estão cadastrados corretamente poderá emitir orçamentos e contratos com mais rapidez.

Uma das grandes dificuldades do seguimento de festas é o conflito de locações, ou seja, produtos locados duplamente. O SlapFestas conta com um controle seguro que elimina todos os esses conflitos, uma vez que os produtos estão locados, ficam indisponíveis naquele período, até o retorno.

Também atua com o controle de itens que não retornam corretamente, gerando débito de reposição em caso de não devolução e retira aquela quantidade de itens do seu estoque. Caso esses itens estejam listados em contratos futuros, o sistema emitirá um alerta para que faça a reposição dos itens, evitando comprometer o pedido do cliente.

Além desses benefícios o SlapFestas conta com outros módulos que permite por exemplo emissão de relatórios e controle financeiro, fazendo com que os setores da sua empresa estejam alinhados, como citados no tópico anterior.

Vai ficar de fora? Chame um dos nossos atendentes e conheça as várias outras vantagens da utilização do SlapFestas.

solicitar_acesso.webp

Entrar em contato

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas