Matheus Leão

Vamos falar sobre Qr Code?

 

Apesar de somente agora ser notado e utilizado o Qr Code foi criado anos atrás, em 1994 pelo Masahiro Haraque era funcionário da Denso Wave, uma subsidiaria da Toyota. Foi criado com a finalidade de ser um símbolo de identificação fácil pelo equipamento de scanner que faz o controle de estoque da empresa.
O QR vem de quick respon
se, ou seja, resposta rápida, o que era de fato a ideia do código: rapidez no resultado.

Desde 2013 o código vem ganhando espaço no mercado, sendo cada dia mais utilizado e cobiçado pelas empresas que prezam por um atendimento ou encaminhamento mais eficiente.

Com o aumento do uso do celular, o código ganhou mais visibilidade e as empresas atuantes em todos os ramos (não só no ramo de nascimento do código) passaram a utilizar e os resultados foram satisfatórios: atendimentos, procedimentos, encaminhamentos muito mais eficientes.

Em 2011, o código ganhou ainda mais visibilidade quando marcas importantes dos EUA (Macy e a Best Buy) implementaram nas suas lojas o uso do QR Code. Já aqui no Brasil, a primeira loja a utilizar o QR Code foi a Fast Shop, uma loja que trabalhava no ramo de eletrodomésticos e produtos eletrônicos, eles utilizaram o código em um anúncio publicitário, em um grande jornal (Estadão), ao lado do anúncio se encontrava o “quadradinho diferente” ao posicionar o celular, o código direcionava o leitor a um link de promoções exclusivas.

Scanear o código através de um dispositivo com câmera é uma das maneiras mais utilizadas (até hoje) pelas empresas que adotam o QR Code, a exemplo, temos o gigante Whatsapp, que te permite scanear o código para o uso do aplicativo no computador.

 

Resultados da Implementação do Qr Code em empresas de diferentes atuações:

 

Após pesquisas, empresários começaram a adotar e implementar o código em empresas de diversos ramos.

Ao realizar tal implementação, perceberam que o QR Code é uma ferramenta poderosa e efetiva, que pode alavancar as vendas dos produtos, diminuir o trabalho de vendedores e gerar maior satisfação e rapidez no atendimento.

Algumas empresas até vão além de utilizar somente o código, fazem uma integração entre o código e realidade aumentada, fazendo com que ao scannear o código o consumidor veja em tamanho aumentado o produto.

Várias empresas com visibilidade mundial já utilizam esse tipo de interação com o público. Um bom exemplo disso é uma marca famosa no mundo do chocolate, a Kopenhagen. A marca desenvolveu panetones interativos, quando o consumidor posicionava o celular na embalagem do panetone, tinha acesso a várias histórias de natal. Impressionante, não é mesmo?

Muitas empresas também utilizam o Qr Code para ações de marketing, o usuário posiciona a câmera do smartphone por cima do quadrado e é direcionado ao site, onde terá acesso aos produtos e serviços ofertados por uma empresa, podem ser incluídos em uma lista de e-mail de publicidade, baixar informações de eventos ou sobre a empresa em questão. É um meio rápido e muito eficiente de estreitar o laço com o cliente.

 

Segurança na utilização de Qr Code:

 

Códigos de resposta rápida são ferramentas poderosas para passar informações rápidas para o cliente, porém vem sendo uma maneira que criminosos utilizam para roubar informações importantes.

O Qr Code no máximo vai te direcionar para um site, com ofertas promocionais, cupons de desconto. Caso seja usado em lojas, você conseguirá visualizar o produto ou “alimentar” um pedido.

As empresas que adotam o QR Code, podem ajudar também, quando forem fornecer material impresso, incluir um texto para mostrar o consumidor que o código é sério e não mais um golpe. O mesmo serve quando o código for disponibilizados em websites, inserir um texto que demonstre a utilização pode garantir maior acessos e confiança dos consumidores.

O código pode ser uma ferramenta bastante eficaz para marketing e demais setores, porém é necessário que a empresa tome as devidas providências para que o consumidor tenha certeza que está sendo direcionado a algo sério, sem risco.

 

SLAPFestas e o QR Code:

 

O SLAPFestas, sistema web voltado para o gerenciamento de locações, estoque e financeiro do ramo de festas, pensando mais uma vez na comodidade dos seus usuários, criou o QR Code para alimentação dos pedidos (orçamentos e contratos).

O Qr Code do SLAPFestas vai servir para facilitar a criação do pedido (seja orçamentos ou contratos de locação).

Mas como gerar o Qr Code dos meus produtos? Vamos explicar:

No menu de configurações do sistema, você vai encontrar a opção AJUSTES, onde encontrará em seguida submenus e um deles é configurações de impressão.

Ao entrar nessa tela, você precisará fazer algumas escolhas para que o sistema possa gerar o QR Code dos seus produtos:

Primeiro passo é escolher um dos modelos de impressoras compatíveis com o sistema, instalar e habilitar.

Segundo passo, escolher o tipo de código que vai aparecer na etiqueta. A terceira opção é o BQ – Qrcode.

Terceiro passo baixar os códigos no seu computador e colar nos seus produtos.

E como faço para inserir os produtos no pedido com o QR Code?

É simples, ao contratar o SLAPFestas, você terá acesso ao aplicativo para o seu celular (verificar a quantidade de usuários na nossa aba planos), assim você poderá utilizar o seu smartphone para ler o código e alimentar o pedido.

Posicionando a câmera do celular sobre o código já colado no seu produto, o sistema vai ler e vai inserir tal produto no seu pedido, precisando apenas editar a quantidade do produto que o cliente vai locar.

Você pode utilizar um leitor de código também para o reconhecimento do Qr Code, mas verifique se na descrição do produto está falando sobre scannear esse tipo de código.

Não é simples?

Conheça o SLAPFestas. Possuímos um ambiente para demonstração do sistema, faça o seu cadastro agora mesmo e venha fazer parte do time SLAPFestas.

 

solicitar_acesso.webp

Entrar em contato

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas