Matheus Leão
Vamos falar sobre Qr Code?
Apesar de somente agora ser notado e utilizado o Qr Code foi criado anos atrás, em 1994 pelo Masahiro Hara, que era funcionário da Denso Wave, uma subsidiaria da Toyota. Foi criado com a finalidade de ser um símbolo de identificação fácil pelo equipamento de scanner que faz o controle de estoque da empresa.
O QR vem de quick response, ou seja, resposta rápida, o que era de fato a ideia do código: rapidez no resultado.
Desde 2013 o código vem ganhando espaço no mercado, sendo cada dia mais utilizado e cobiçado pelas empresas que prezam por um atendimento ou encaminhamento mais eficiente.
Com o aumento do uso do celular, o código ganhou mais visibilidade e as empresas atuantes em todos os ramos (não só no ramo de nascimento do código) passaram a utilizar e os resultados foram satisfatórios: atendimentos, procedimentos, encaminhamentos muito mais eficientes.
Em 2011, o código ganhou ainda mais visibilidade quando marcas importantes dos EUA (Macy e a Best Buy) implementaram nas suas lojas o uso do QR Code. Já aqui no Brasil, a primeira loja a utilizar o QR Code foi a Fast Shop, uma loja que trabalhava no ramo de eletrodomésticos e produtos eletrônicos, eles utilizaram o código em um anúncio publicitário, em um grande jornal (Estadão), ao lado do anúncio se encontrava o “quadradinho diferente” ao posicionar o celular, o código direcionava o leitor a um link de promoções exclusivas.
Scanear o código através de um dispositivo com câmera é uma das maneiras mais utilizadas (até hoje) pelas empresas que adotam o QR Code, a exemplo, temos o gigante Whatsapp, que te permite scanear o código para o uso do aplicativo no computador.
Resultados da Implementação do Qr Code em empresas de diferentes atuações:
Após pesquisas, empresários começaram a adotar e implementar o código em empresas de diversos ramos.
Ao realizar tal implementação, perceberam que o QR Code é uma ferramenta poderosa e efetiva, que pode alavancar as vendas dos produtos, diminuir o trabalho de vendedores e gerar maior satisfação e rapidez no atendimento.
Algumas empresas até vão além de utilizar somente o código, fazem uma integração entre o código e realidade aumentada, fazendo com que ao scannear o código o consumidor veja em tamanho aumentado o produto.
Várias empresas com visibilidade mundial já utilizam esse tipo de interação com o público. Um bom exemplo disso é uma marca famosa no mundo do chocolate, a Kopenhagen. A marca desenvolveu panetones interativos, quando o consumidor posicionava o celular na embalagem do panetone, tinha acesso a várias histórias de natal. Impressionante, não é mesmo?
Muitas empresas também utilizam o Qr Code para ações de marketing, o usuário posiciona a câmera do smartphone por cima do quadrado e é direcionado ao site, onde terá acesso aos produtos e serviços ofertados por uma empresa, podem ser incluídos em uma lista de e-mail de publicidade, baixar informações de eventos ou sobre a empresa em questão. É um meio rápido e muito eficiente de estreitar o laço com o cliente.
Segurança na utilização de Qr Code:
Códigos de resposta rápida são ferramentas poderosas para passar informações rápidas para o cliente, porém vem sendo uma maneira que criminosos utilizam para roubar informações importantes.
O Qr Code no máximo vai te direcionar para um site, com ofertas promocionais, cupons de desconto. Caso seja usado em lojas, você conseguirá visualizar o produto ou “alimentar” um pedido.
As empresas que adotam o QR Code, podem ajudar também, quando forem fornecer material impresso, incluir um texto para mostrar o consumidor que o código é sério e não mais um golpe. O mesmo serve quando o código for disponibilizados em websites, inserir um texto que demonstre a utilização pode garantir maior acessos e confiança dos consumidores.
O código pode ser uma ferramenta bastante eficaz para marketing e demais setores, porém é necessário que a empresa tome as devidas providências para que o consumidor tenha certeza que está sendo direcionado a algo sério, sem risco.
SLAPFestas e o QR Code:
O SLAPFestas, sistema web voltado para o gerenciamento de locações, estoque e financeiro do ramo de festas, pensando mais uma vez na comodidade dos seus usuários, criou o QR Code para alimentação dos pedidos (orçamentos e contratos).
O Qr Code do SLAPFestas vai servir para facilitar a criação do pedido (seja orçamentos ou contratos de locação).
Mas como gerar o Qr Code dos meus produtos? Vamos explicar:
No menu de configurações do sistema, você vai encontrar a opção AJUSTES, onde encontrará em seguida submenus e um deles é configurações de impressão.
Ao entrar nessa tela, você precisará fazer algumas escolhas para que o sistema possa gerar o QR Code dos seus produtos:
Primeiro passo é escolher um dos modelos de impressoras compatíveis com o sistema, instalar e habilitar.
Segundo passo, escolher o tipo de código que vai aparecer na etiqueta. A terceira opção é o BQ – Qrcode.
Terceiro passo baixar os códigos no seu computador e colar nos seus produtos.
E como faço para inserir os produtos no pedido com o QR Code?
É simples, ao contratar o SLAPFestas, você terá acesso ao aplicativo para o seu celular (verificar a quantidade de usuários na nossa aba planos), assim você poderá utilizar o seu smartphone para ler o código e alimentar o pedido.
Posicionando a câmera do celular sobre o código já colado no seu produto, o sistema vai ler e vai inserir tal produto no seu pedido, precisando apenas editar a quantidade do produto que o cliente vai locar.
Você pode utilizar um leitor de código também para o reconhecimento do Qr Code, mas verifique se na descrição do produto está falando sobre scannear esse tipo de código.
Não é simples?
Conheça o SLAPFestas. Possuímos um ambiente para demonstração do sistema, faça o seu cadastro agora mesmo e venha fazer parte do time SLAPFestas.