Notícias

Saiba a importância de organizar e controlar o estoque da sua empresa de locações

Saiba os benefícios de organizar e controlar o estoque da sua empresa

Empresas que trabalham com produtos (seja venda ou locação) precisa se manter focado na organização e controle do seu estoque, afinal o sucesso depende muito da qualidade dos produtos ofertados.

Muitos gestores e empresários cometem o erro de acreditar que o controle de estoque é apenas gerenciar os produtos que entram ou que saem. Controle de estoque deve ser visto como algo primordial, até pode ser usado como estratégia.

A falta de estrutura, falta de organização, falta de controle pode interferir diretamente no sucesso da sua empresa, causando prejuízos e danos financeiros irreparáveis. O controle do seu estoque pode, inclusive, significar a sobrevivência da sua empresa no mercado atuante.

Benefícios da organização do estoque:

Existem diversos benefícios de preservar a organização do seu estoque, vamos citar neste artigo os que consideramos os mais importantes:

  • Redução dos produtos obsoletos: produtos obsoletos são aqueles que caiu em desuso. Produtos que não estão sendo procurados pelos seus clientes. Sendo assim, você poderá realizar algum bazar ou a troca desses produtos.
  • Produtos mais solicitados: você conseguirá saber quais os produtos da sua empresa são mais solicitados.
  • Redução de custos: com o estoque organizado você terá um controle de tudo que possui, não realizando compras de produtos repetidos e que não são tão procurados.
  • Qualidade do produto: com os produtos organizados e armazenados de forma correta, será preservada a qualidade do seu produto, fazendo com a vida útil do produto seja maior.
  • Rápida localização: ao manter o estoque organizado, você conseguirá localizar os seus produtos com maior rapidez, fazendo com que o seu cliente não fique esperando, o que garante maior satisfação do mesmo.

Como organizar o seu estoque:

Primeiro passo importante para organização e controle do seu estoque é saber a hora certa de adquirir mais produtos e se desfazer dos produtos que se tornaram obsoletos. Você não precisa comprar produtos demais e também não pode deixar que faltem produtos que a procura é alta.

É importante, também, que você tenha registro de todos os produtos que possui. Faça inventários periódicos para ter um conhecimento maior do que você possui, dos produtos que precisam ser reparados ou tirados de circulação. Um bom software de gestão pode te auxiliar nesse quesito também.

Uma dica importante que temos para você hoje é separar os seus produtos por categoria. Reservando um espaço próprio para cada tipo de produto que você trabalha. Exemplo: criar corredores para todas as bandejas, corredores para todos os vasos e assim sucessivamente.

Outra dica infalível é manter a organização, condicionar a sua equipe para que todos os produtos fiquem nos seus devidos lugares. Sem espirito de organização em poucos minutos seus produtos e a sua equipe estarão em meio ao caos. Separe um tempo para se reunir com a sua equipe, converse e explique a importância de manter tudo organizado. Você conseguirá perceber a diferença rapidamente.

Invista, também, em um software de gestão. Essas soluções tecnológicas são boas para te ajudar a controlar a fundo a sua empresa. Funciona muito bem, também, para o estoque. Além de ser um investimento relativamente baixo, conseguirá ótimos resultados em pouco tempo.

Controle de Estoque com softwares de gestão:

É muito recomendado que se utilize um sistema de gestão para auxiliar no controle das empresas. Esses softwares de gestão possuem funcionalidades que te ajudam desde a compra de produtos até a tomada de decisões mais importantes, como investir, expandir, etc.

Esses sistemas possuem funcionalidades específicas para que você não passe aperto e fique sem atender um cliente, por não possuir produtos suficientes.

Você poderá manter tudo sob o seu controle, sabendo quais produtos estão disponíveis, quais estão em falta e até quais produtos necessitam de reparo ou reposição, e tudo isso de qualquer lugar que estiver.

Recursos tecnológicos te permitem ter esse controle da sua empresa de forma segura e confortável, sem muito esforço.

Benefícios de manter o controle do estoque através de um software de gestão:

Como dissertamos no tópico acima, os softwares de gestão podem auxiliar diretamente no controle e organização do seu estoque, tornando os atendimentos mais eficazes e com baixo índice de erros.

Abaixo, vamos citar alguns dos inúmeros benefícios de manter o controle do seu estoque com um software de gestão:

  • Evitar falta de produto: os sistemas voltados para gestão de estoque, possuem funcionalidades específicas que te auxiliam nesse quesito. Você saberá exatamente quais produtos são mais solicitados e dessa maneira conseguirá evitar que ele fique em falta.
  • Visualização da quantidade de produtos: você conseguirá visualizar a quantidade dos produtos da sua empresa, isso poderá ser feito a qualquer momento de onde estiver.
  • Aumento de produtividade: com os softwares, grande parte dos serviços manuais da sua empresa serão reduzidos, fazendo com que a produtividade da sua equipe aumente de forma significativa.
  • Evitar erros: as funcionalidades dos sistemas de gestão são importantes para evitar erros humanos, impedir que o produto indisponível seja ofertado para outros clientes, etc.

SLAPFestas e o controle de estoque:

O SLAPFestas, como já citamos, é um sistema web que faz o gerenciamento das locações, orçamentos, estoque e financeiro das empresas de locação. Visa simplificar o processo de locações e orçamentos, maior rapidez nos atendimentos, eliminação de conflitos (o sistema não permite locações do mesmo produto na mesma data), acesso dinâmico por ser online poderá acessar de onde estiver.

Foi desenvolvido, especialmente para o empresário no ramo de festas e eventos que apreciam a praticidade e presam pela eficiência.

Através do SLAPFestas você conseguirá organizar e controlar todo seu estoque com alguns clicks apenas.

O controle do estoque começará ao cadastrar o produto no sistema para que ele possa fazer parte do acervo da sua empresa no banco de dados.

O campo de cadastramento do produto é bem completo, onde você poderá inserir foto, categorias, subcategorias, cores, localização no estoque, tamanhos, dentre outras opções.

Ao finalizar o cadastro do seu produto ele estará inserido no acervo da sua empresa, no banco de dados. Quando o cliente for até a sua empresa para locar ou orçar um produto, você acessa o cadastro dele e conseguirá localizar o produto sem perder muito tempo, fazendo com que o seu cliente não fique muito tempo esperando ou sua equipe não se perca na procura do produto.

Inserir as funcionalidades de localização dos produtos foi uma forma que os desenvolvedores do sistema SLAPFestas acharam para descomplicar ainda mais a sua rotina.

Neste cadastro, como citamos, você colocará informações muito especificas sobre os produtos, fazendo com que não tenha problemas posteriormente e facilite o deslocamento dos funcionários dentro do seu local de armazenamento.

Não é maravilhoso e prático?

Venha fazer parte do time de usuários do SLAPFestas.

Solicite acesso gratuito ao demonstrativo do sistema e conheça essa e outras vantagens do SLAPFestas.

© 2020 SLAPFestas. Todos os direitos reservados.

Navegação

Acesse Gratuitamente