Notícias

Importância de manter o controle financeiro da sua empresa de festas e eventos

Importância de manter o controle financeiro da sua empresa de festas e eventos

 

Hoje vamos falar de um assunto meio complexo: controle financeiro.

Você realmente sabe a importância de manter o financeiro da sua empresa controlado e organizado?

O controle financeiro é importante para o empresário ou gestor seja capaz de entender sobre as despesas e lucros da empresa. Assim, saberá exatamente sobre a saúde financeira da empresa e tomar decisões importantes.

O controle financeiro é feito através de relatórios gerados com uma certa periodicidade pelo gestor ou empresário, esses relatórios falarão tudo que realmente é importante com relação aos números da empresa. Para conseguir manter tudo sob controle e organizado, é necessário que o responsável entenda mesmo que minimamente sobre o assunto, além de contar com ferramentas que auxiliam nesse controle.

Anteriormente, era comum a utilização de planilhas para realizar o controle das finanças das empresas de festas e eventos, o que não era nada prático e objetivo. Com isso, empresas do ramo tecnológico desenvolveram ferramentas potentes para auxiliar nessa tarefa um tanto quanto árdua.

 

Contas a pagar e receber:

É de suma importância que o gestor ou empresário mantenha a organização e saiba separar tudo que é conta a pagar e conta a receber da empresa.

Contas a pagar: as contas a pagar são as despesas da empresa. Essas podem ser fixas (aluguel, internet, salário, etc.) ou variáveis (comissões, compra de material de escritório, etc.)

Contas a receber: são todas as parcelas a receber que a empresa possui. No caso de empresa do ramo de locações de artigos de festas e eventos, são as parcelas de locações.

 

 

Como controlar contas a pagar e receber da sua empresa de festas e eventos:

Existem várias formas de se manter o controle e organização das contas a receber e contas a pagar da sua empresa de festas e eventos, hoje vamos falar apenas de duas formas: planilhas e softwares de gestão.

Como dissemos no início desse artigo, as planilhas podem ser uma solução para controle financeiro das empresas, apesar de ser um método nada eficaz e ultrapassado ainda ajuda vários empresários. As planilhas, podem ser criadas de acordo com a necessidade da empresa (planilha de contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, porém não tem a mobilidade de ser acessada com frequência, por vários dispositivos. Além disso, o índice de erros nas planilhas são maiores do que com sistemas de gestão.

Os sistemas de gestão (softwares) possuem módulos específicos para controle e organização das finanças e facilitam no momento de gerar os relatórios gerenciais necessários para tomadas de decisões, expansão do negócio, compra de mais produtos, etc.

Essas ferramentas possuem armazenamento em nuvem, o que permite ser acessado de qualquer dispositivo com conexão a internet, proporcionando maior controle e comodidade ao empresário ou gestor do ramo de festas e eventos.

Existem vários benefícios em utilizar os sistemas de gestão, vamos citar alguns a seguir:

Registro em um só local de todas as despesas e os recebimentos da empresa;

É possível organizar e controlar as datas/prazos de pagamento;

Controle de fluxo de caixa;

Manter contas pessoais e empresariais separadas;

Saber o método de pagamento utilizado pelo cliente;

Emitir recibos;

Controle dos contratos e orçamentos;

Comodidade e segurança para o empresário ou gestor;

Relatórios gerenciais com poucos cliques.

 

Fluxo de Caixa:

Você sabe o que é fluxo de caixa? Vamos conceituar:

Fluxo de Caixa: é a movimentação de tudo que entra e tudo que sai da sua empresa, ou seja, todas as movimentações de dinheiro, seja como recebimento ou como uma conta a pagar.

Para garantir um bom fluxo de caixa, é necessário que os lançamentos sejam detalhados, mantendo a disciplina e sem erros. O uso de planilhas fica inviabilizado nesse quesito.

Ao realizar o registro e controle do fluxo de caixa, o empresário ou gestor conseguirá visualizar melhor os números e saber a realidade da saúde financeira da empresa.

O fluxo de caixa é eficiente e preciso em softwares de gestão. As ferramentas são desenvolvidas para que o empresário ou gestor fique mais seguro e saiba exatamente como, quando e onde o dinheiro está sendo gasto ou recebido.

É uma eficiente maneira de se controlar o financeiro da sua empresa de festas e eventos, se ainda não começou a fazer o fluxo de caixa, está na hora de pensar a respeito e investir em ferramentas que possua funcionalidade de fluxo de caixa.

 

Controle financeiro através do SLAPFestas:

O SLAPFestas como citamos em outros artigos, é uma potente ferramenta no controle da sua empresa de festas e eventos. É um sistema de gestão, desenvolvido especialmente para o ramo de festas e eventos e tem como principal objetivo a eliminação dos conflitos de locações. Além disso, o software possui armazenamento em nuvem, o que permite o acesso por qualquer dispositivo com conexão a internet, permitindo que o empresário ou gestor tenham total controle da empresa mesmo não estando presente fisicamente.

O SLAPFestas conta com um módulo financeiro completo, fazendo com que o empresário ou gestor do ramo de festas e eventos tenha um controle das finanças e mantenha a organização.

Vamos falar rapidamente sobre todas as funcionalidades do módulo financeiro do SLAPFestas:

Fluxo de caixa: permite o controle de todas as movimentações financeiras da empresa durante o dia específico ou período;

Movimentações: local para lançar os recebimentos da empresa (avulso ou já programados através dos contratos de locação) e também para lançar as despesas (fixas ou variáveis);

Contas a receber: quando o cliente chega para pagar uma parcela de locação, o usuário do sistema acessa essa funcionalidade e faz a busca pelo nome do cliente para dar baixa da parcela;

Contas a pagar: todas as contas a pagar da empresa ficam listadas nessa funcionalidade. Quando o usuário for quitar determinada despesa só precisará acessar essa funcionalidade.

Reposição de materiais: local onde fica listado os débitos de reposição de materiais, gerados na devolução de pedidos;

Formas de pagamento: essa funcionalidade permite cadastrar todas as formas de pagamentos que a empresa trabalha (cartão de crédito, débito, transferência bancária, boleto, etc.);

Plano de Contas: local onde o usuário vai criar o plano de contas da empresa, assim ao lançar uma despesa poderá vincular a mesma ao plano de contas.

Além de todas essas funcionalidades para o controle financeiro das empresas de festas e eventos o SLAPFestas permite que o empresário ou gestor gere relatórios gerenciais para entender a fundo sobre a realidade da empresa.

Não é uma ótima ferramenta para o controle financeiro da sua empresa de festas e eventos?

 

Conhecendo o SLAPFestas:

Para que você conheça as funcionalidades e todos os benefícios do SLAPFestas foi criado um ambiente de demonstração. Nesse ambiente você poderá realizar simulações de orçamentos e locações via sistema e orçamentos via site integrado, além de conferir na prática o controle financeiro que citamos neste artigo.

Para ter acesso a esse ambiente clique aqui e preencha o formulário. Ao finalizar o cadastro, será enviado ao seu e-mail os dados para acessar esse ambiente. Ah, não se preocupe, esse acesso é gratuito.

Você também pode entrar em contato conosco através do whatsapp de atendimento clicando aqui estamos à disposição.

 

 

© 2020 SLAPFestas. Todos os direitos reservados.

Navegação

Acesse Gratuitamente