Matheus Leão

Dica 39: Gestão de Fornecedores: você sabe como fazer?

Olá leitores queridos!

Estamos de volta com mais um tema para nossas dicas semanais.

Hoje iremos falar de um assunto interessante: Gestão de Fornecedores.

Mas você sabe do que realmente se trata a gestão de fornecedores? Gestão de fornecedores é um processo que envolve a análise e total controle de todas as atividades empresariais ligadas aos fornecedores de produtos. Esse processo vem ganhando espaço no mundo empresarial pois os donos de negócio estão entendendo que conseguirão obter melhores resultados se possuírem boas parcerias com fornecedores.

E como você pode fazer a gestão de fornecedores na sua empresa? A seguir algumas dicas que podem te ajudar:

Procedimentos internos organizados: não é lógico e produtivo você tentar manter boas parcerias se dentro da sua empresa está um caos. Antes de mais nada você precisa organizar a sua empresa de dentro para fora. Todos os setores precisam de perfeita sintonia, bem alinhados, com infraestrutura. Deste modo, você conseguirá identificar o que realmente precisa de comprar e fechar boas parcerias baseado (a) nisso.

Pesquise, mas pesquise muito, sobre os fornecedores em potenciais: neste momento você já sabe qual a sua demanda e precisa fazer uma pesquisa profunda sobre os fornecedores desse produto. Você precisa analisar, em especial: qualidade dos produtos ofertados, histórico do representante do produto, a reputação dessa empresa, os prazos estipulados para entrega, preços e formas de pagamento. Faça isso com bastante calma e cautela, assim serão maiores as chances de fechamento de boas e duradouras parcerias.

Antes de fechar negócio, compare os preços e condições de pagamento: em muitos os casos o produto mais barato não será o mais vantajoso para sua empresa pois não possuirá a qualidade que os seus clientes prezam. Além do mais, as condições e prazos neste quesito também precisam ser analisados. Veja se as condições estipuladas pela empresa estão dentro do seu orçamento, se você realmente conseguirá honrar o pagamento. Faça a comparação entre os fornecedores e opte pelo que possua qualidade e preço acessível.

Bom relacionamento com os fornecedores: após análise dos itens acima, chegamos ao ponto que você já sabe quais as melhores empresas e com quais você pretende trabalhar. Nesta etapa, você precisa construir uma boa relação com elas, isso fará com que a parceria seja duradoura e você consiga se impor mais durante as negociações.

Viu como não é difícil fazer a gestão dos seus fornecedores? Você perceberá com pouco tempo os benefícios dessa gestão: maior controle do estoque, qualidade inquestionável, diminuição dos custos.

Gostaram? Em breve retornaremos com mais dicas especiais para vocês, fiquem ligadinhos (as).

solicitar_acesso.webp

Entrar em contato

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas