Matheus Leão

Saiba como manter organizada as contas a pagar e receber da sua empresa de festas

 

Olá leitores!!

Voltamos com mais um artigo recheado de informações que podem transformar a dinâmica da sua empresa e gerar maiores lucros.

Manter as contas em dia é fundamental para obter sucesso na sua empresa de festas e eventos, por isso é tão importante fazer uma gestão financeira e acompanhar tudo bem de pertinho.

Sendo assim, é super importante manter as contas a pagar e receber sempre bem organizadas e em dia.

Nesse artigo vamos falar sobre essas questões e mostrar como fazer essa organização através de um software de gestão.

 

Contas a pagar e contas a receber: o que são?

Resumidamente são valores que mostram ao gestor ou empresário a saúde da empresa. Assim é possível analisar onde está sendo aplicado o dinheiro além de saber exatamente qual lucro real. Ter total controle sobre essas informações é importante para tomada de decisões, expansão e investimentos.

Contas a pagar ->  as contas a pagar são aquelas despesas que a empresa possui e que o dinheiro para quitá-las sai diretamente da conta bancária da empresa. Essas contas podem ser despesas fixas ou variáveis.

Essas contas podem ser: aluguel, salários, pró-labore, impostos, fornecedores, internet, água, luz ou apenas eventuais gastos da empresa como compra de algum material de escritório que tenha acabado.

Quando não administradas corretamente podem levar a empresa ter sérios problemas ou prejuízos, que acabam ocasionando o fechamento (falência).

Visando o sucesso, é indispensável que o gestor ou empresário tenha um controle financeiro eficiente e que mantenha todas as contas em dia. É válido falar que um bom planejamento mensal também ajuda bastante.

Contas a receber ->  são os valores que serão recebidos pelos serviços prestados, vendas de produtos, contratos, etc.

Em resumo, são todos os valores que entrarão para o caixa da empresa. Pode-se contar com vendas a prazo, parcelas futuras, promissórias, etc.

Vale a pena ressaltar que para que haja equilíbrio na empresa é importante que as contas a receber sejam maiores que as contas a pagar, assim todas as despesas são quitadas e “sobra” dinheiro em caixa para eventuais ocorrências e caixa.

 

Controle de contas a pagar e receber:

Esse controle de contas a pagar e receber deve ser eficaz, ou seja, o empresário ou gestor deve saber exatamente os valores que entram no caixa, assim poderá determinar o valor total a ser gasto.

Para que a empresa esteja em constante crescimento e consiga manter o caixa sempre no “verde” é necessário que as contas a pagar não impliquem no gasto total do dinheiro recebido, ou seja, é necessário que as despesas nunca sejam maiores que o valor recebido e mais importante ainda que sempre tenha uma reserva em caixa.

Vimos que durante a pandemia muitas empresas precisaram decretar falência por não conseguirem manter as contas em dia e não terem uma reserva para eventuais ocorrências. Ressaltamos mais uma vez a importância de ter planejamento de curto, médio e longo prazo.

Deixaremos aqui, uma listinha com algumas dicas de como manter o controle das contas a pagar:

  • Esqueça das dívidas a longo prazo: evite ao máximo dívidas que demorarão “uma eternidade” para serem quitadas;
  • Pagamentos em dia: pagar as contas em dia evitam multas e juros. Essa prática evita gastos a mais, prejuízos e problemas mais sérios, como problemas jurídicos;
  • Gastar bem menos do que se recebe: é importante que os gastos da empresa estejam sempre abaixo do valor que é recebido, isso faz com que o caixa fique sempre “no verde” e ainda guarde uma reserva para eventuais problemas;
  • Definir limite de gastos: ressaltamos a importância mais uma vez do planejamento. Definir quanto a empresa pode gastar mensalmente vai ajudar muito no controle financeiro, salvo em casos de força maior;
  • Ferramentas: utilize ferramentas que permitam que o registro de todas as movimentações financeiras da empresa, a exemplos temos os softwares de gestão;

Software de gestão financeira:

Os softwares de gestão são potentes ferramentas tecnológicas que permitem o controle total da empresa. Além disso, servirá como elo de ligação dos setores, fazendo com a empresa ande sempre em harmonia.

Uma empresa organizada internamente, faz toda diferença no mercado. Acredite.

Além de toda dinamização nos atendimentos e processos rotineiros, os softwares de gestão possuem módulos de controle financeiro, que permite o gestor ou empresário controlar cada movimentação.

Permitem analisar o fluxo de caixa, montar um plano de contas, contas a receber e pagar, além de gerar inúmeros relatórios gerenciais que auxiliam muito nas tomadas de decisões.

Existem softwares para todos os nichos e para o de festas e eventos não seria diferente.

Analise o que realmente sua empresa precisa e faça uma busca na internet, o mercado está sempre ofertando excelentes plataformas, a exemplo temos o SlapFestas.

 

Controle financeiro através do SlapFestas:

O SlapFestas é um software de gestão que foi desenvolvido especialmente para o nicho de festas, eventos, locação, decoração, etc.

Por ser um software de armazenamento em nuvem, permite que o empresário ou gestor tenha controle e acesso a tudo que acontece na empresa mesmo ausente fisicamente.

Tem como principal objetivo o controle interno da empresa: controle de estoque, controle de pedidos, controle de clientes e o tão temido controle financeiro. A gestão financeira segura e na palma das mãos.

Conta com um módulo voltado para gestão financeira, onde você consegue facilmente e com poucos cliques cadastrar todas as contas a pagar da sua empresa e quitá-las para aparecerem no fluxo de caixa da empresa e gerar relatórios mensais para analisara os números e saúde financeira.

Para saber mais sobre esse software super completo e impulsionar os resultados da sua empresa, entre em contato com a nossa central de atendimento e conheça o software.

Vai perder essa?

Em breve retornaremos com mais dicas e conteúdos especiais para vocês. Fiquem ligados (as)!

solicitar_acesso.webp

Entrar em contato

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas