Emanuele Leão

Dica 18: Como realizar cobranças ao cliente inadimplente?

Olá leitores! Voltamos com mais uma dica!

Hoje iremos falar de um assunto chato, delicado, mas muito comum nas empresas de todos os portes: INADIMPLÊNCIA.

Nem sempre o aumento dos contratos da sua empresa representará sucesso (lucros). É necessário que esses contratantes cumpram a parte deles, realizando o pagamento. Mas nem sempre isso acontece, infelizmente.

As vezes essa inadimplência ocorre pela má fé, o cliente sabe que possui a dívida e não paga, se faz de bobo. Em outros casos surgiram imprevistos que fizeram com que não conseguisse quitar o débito no tempo acordado.

Você possui um (ou alguns) clientes inadimplentes e não sabe como cobrar? Vamos dar algumas dicas, a seguir, de como fazer isso.

  • Lembre o cliente da dívida: de forma leve, lembre o seu cliente sobre o débito com a sua empresa. Encontre uma maneira sutil (porém eficaz) de enviar lembretes ao seu cliente, pode ser através de e-mails, sms, whatsapp. O que achar direto, mas não agressivo.
  • Tenha respeito, mas seja firme: mantenha-se firme na cobrança, mas nunca se esqueça de manter o respeito com o cliente. Caso tenha pessoal para realizar cobranças, invista em cursos de capacitação para que façam de forma eficiente e nunca agirem de maneira desrespeitosa. Afinal, se o cliente não gostar da atitude da sua empresa, pode implicar e não quitar o débito.
  • Facilite o pagamento, de forma vantajosa para o cliente: facilite o pagamento para o cliente que está inadimplente por muito tempo. Ofereça parcelamentos e em alguns casos até descontos. Mostre que a sua empresa está disposta a negociação. Faça propostas onde fica claro que o cliente é importante, mas que ao mesmo tempo não deixe a sua empresa no prejuízo.

O essencial é que você e seus colaboradores obtenham sucesso nas cobranças, mas nunca se esqueçam que o cliente pode estar passando por diversos problemas e mesmo inadimplente merecem respeito. Inadimplente ou não é o seu cliente e merece ser tratado como você gostaria de ser.

Curtiram? Em breve voltaremos com mais dicas, aguardem!

solicitar_acesso.webp

Solicitar Acesso Gratuito

Não deve conter caracteres especiais!
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas

W
Agende uma demonstração