Matheus Leão

Movimentações Financeiras/Fluxo de Caixa

É muito comum gestores e empresários negligenciarem alguns termos contábeis, itens do marketing e financeiro do negócio, o que faz com que a empresa perca muito dinheiro e muitas vezes não sobreviva em ramos competitivos.

O fluxo de caixa é uma dessas opções negligenciadas (em alguns casos). Entender o que é e a sua importância é imprescindível para o sucesso e sobrevivência do seu negócio.

Fluxo de caixa é o extrato de todas as movimentações feitas no caixa da sua empresa, sendo recebimentos ou despesas, ou seja, tudo que foi gasto ou recebido dentro de um período de tempo. Com esses dados em mãos você poderá analisar onde o gasto foi maior e o lucro também e fazer uma manutenção das operações financeiras do seu negócio.

E por que devo deixar o fluxo de caixa em dia?

  • Podemos citar diversos motivos para que isso aconteça, mas aqui segue os que consideramos os principais:
  • Saber exatamente quanto está gastando para manter o seu estoque atualizado;
  • Analisar os gastos com marketing;
  • Não se confundir e deixar levar pela empolgação de aumento de negócios fechados, entendendo que toda empresa tem momentos de “picos”, altos e baixos;
  • Aprender a se planejar, baseado (a) nos dados numéricos do fluxo de caixa;
  • Evitar gastos desnecessários, como por exemplo, compra de produtos que não estão mais sendo procurados pelos clientes;
  • Decisões mais seguras sobre a sua empresa;
  • Saber quais os custos (fixos e variáveis) mensais da sua empresa;

Ainda é muito comum a utilização de planilhas para controle do fluxo de caixa, mas fique sabendo empresário, pensando em melhorias e automatização dos processos empresariais (link porque utilizar um sistema de gestão), empresas atuantes no ramo de tecnologia e desenvolvimento de softwares, criaram sistemas automatizados que fazem esse controle de fluxo de caixa para você de modo simples, necessitando de apenas alguns clicks e algumas informações.

Esse tipo de software fará o registro do seu fluxo de caixa a partir das informações inseridas no banco de dados e você poderá visualizar em forma de relatórios (alguns em PDF, outros em Excel, depende do sistema utilizado).

Ressaltamos que é de importância máxima manter o seu fluxo de caixa atualizado e fazer um acompanhamento diário do mesmo, somente assim você saberá, minuciosamente, tudo que está acontecendo na vida financeira do seu negócio.

Esse acompanhamento, deixará você com uma visão ampla da real situação financeira da sua empresa, o que te deixará mais seguro para trabalhar nas projeções. Além do mais, esse acompanhamento fará com que a taxa de erros seja reduzida, o que evitará prejuízos ao seu negócio.

Salientamos que não saber onde está sendo investido ou perdido o dinheiro a longo prazo, fará com que a sua empresa se perca, chegando (inclusive) a falência. E não é isso que você quer.

É importante entender que somente as locações não manterá você no negócio, é importante saber onde (em que), quando e quanto investir seus lucros para que não se enrole e acabe ficando no vermelho.

Controle Financeiro Empresarial

Ter total controle financeiro da sua empresa, como ressaltamos acima, é um dos requisitos de sobrevivência nesse ramo tão competitivo como o de locações. Entender e controlar os números é o que definirá o sucesso do seu negócio.

Para isso, é importante entender sobre gestão de custos.

Mas o que é gestão de custos?

Gestão de custos é nada mais que o gerenciamento de todos os gastos da sua empresa. Tudo aquilo que foi gasto no mês deverá entrar nesse gerenciamento.

É importante identificar quais desses gastos são essenciais a sobrevivência da sua empresa (e pagá-los) e os que não forem tentar eliminar, a fim de economizar dinheiro para outro investimento imprescindível ou situações de emergência.

Como fazer a gestão de custos da minha empresa?

Como citamos, é importante identificar tudo que é despesa recorrente da empresa, tudo que é imprescindível e que não seja possível eliminar. As despesas mais comuns a todas as empresas são aluguel, impostos, salários, comissões, luz, água, telefone, internet, manutenção da empresa, material de escritório, etc.

Fazendo essa lista, sem esquecer nenhuma despesa, você poderá identificar o que foi gasto desnecessário, fazendo com que no próximo mês não seja aplicado dinheiro desse modo.

Veja se todos os valores estão corretos, analisando item a item da sua lista. Veja se está dentro da realidade gasta e o que poderá ser feito para redução dos valores sem que afete a qualidade do seu negócio.

Atualize a sua lista e valores mês a mês. Assim você poderá analisar onde conseguiu reduzir e talvez eliminar custos.

Importância do gerenciamento das despesas

Como já falamos acima, é importante inserir na sua rotina de gestor o gerenciamento dos números da sua empresa.

Citaremos, a seguir, o que consideramos as maiores vantagens de gestão de custos:

  • Análise de números te deixará com maior segurança para determinar a margem de lucro da sua empresa sobre determinado produto;
  • Maior assertividade nas tomadas de decisões;
  • Decidir qual melhor momento para realizar investimentos que irão agregar e aumentar a qualidade e eficiência do serviço prestado pela sua empresa;
  • Aumentar seus lucros;
  • Reduzir os custos desnecessários;
  • Se preparar para possíveis crises no mercado atuante;
  • Diferencial na qualidade dos produtos e serviços que oferecem;
  • Identificar prejuízos já existentes e evitar futuros prejuízos;

Como evidenciamos, os benefícios de uma boa gestão de custos aparecerão para você de diferentes formas, mas sempre visando melhorias e ajudando na consolidação do seu negócio.

SLAPFestas e Fluxo de Caixa

Conforme já citamos em outros artigos, o SLAPFestas  é um sistema online, que auxiliará você no gerenciamento das suas locações, orçamentos, estoque e financeiro.

O SLAPFestas possui um módulo de gerenciamento financeiro, onde poderá analisar os números (perdas e ganhos) da sua empresa baseando-se nas informações armazenadas no banco de dados.

Como funciona o Fluxo de Caixa no SLAPFestas?

O fluxo de caixa é um demonstrativo, um extrato das movimentações financeiras da sua empresa.

Ao selecionar o módulo financeiro do SLAPFestas o item Fluxo de Caixa é a sua primeira opção.

Clicando na opção desejada (Fluxo de Caixa), a tela do SLAPFestas mudará, aparecendo um calendário. Sendo assim, você escolherá o mês e o dia que deseja visualizar o extrato. Ex: 2 de fevereiro de 2019. Aparecerá ao lado, tudo que entrou e saiu da sua empresa naquele dia.

Todo o detalhamento estará nesse demonstrativo exatamente igual foi lançado nas movimentações do dia. Ex: 2 de fevereiro recebimento de Maria de R$100,00, parcela de locação.2 de fevereiro despesa R$150,00 posto de gasolina. E assim por diante.

No canto direito da sua tela, ainda aparecerá, os valores do total de recebimentos, total de despesas e fechamento do caixa.

Você ainda poderá gerar esse relatório em PDF/XLS (Excel) para uma visualização melhor.

Em breve o SLAPFestas estará lançando novidades: novos relatórios e funcionalidades para o módulo financeiro.

Para que praticidade maior do que essa?

Venha realizar o teste gratuito no demonstrativo do SLAPFestas  e veja (na prática) como um sistema de gestão ajudará no controle financeiro e redução de gastos desnecessários da sua empresa.

solicitar_acesso.webp

Entrar em contato

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas