Matheus Leão

Dica 43: Inventário de estoque: sua importância e como fazer

 

Olá leitores!!

Hoje vamos falar sobre inventário de estoque, sua importância e como fazer.

Vocês já pararam para pensar o quanto é importante se realizar periodicamente um inventário de todo seu acervo/estoque?

Essa prática pode ser um fator de peso para o bom funcionamento da usa empresa de festas e eventos.

Vamos listar nesse artigo algumas dicas para realização do inventário de estoque.

Conceito: inventário é a forma de catalogar, contabilizar e categorizar todos os itens que a empresa possui na empresa. Esse ato permite a tomada de decisões de forma mais precisa e segura, saber quais itens tem maior demanda e não deixar que fiquem em falta, além de não realizar compras de produtos que não possuem saída.

Através do inventário é possível identificar o grau de relevância de cada item e manter o estoque sempre organizado e disponível para os clientes.

Existem dois tipos de inventário periódico onde o gestor determina qual espaço de tempo que será realizado o inventário, a fim de tomar decisões e analisar investimentos. Inventário rotativo, pode ser feito semanal, quinzenal, mensal, bimestral, dentre outros, nesse tipo é feito a contagem dos itens para se ter dados mais precisos em um período mais curto, para suprir as necessidades da empresa a curto prazo.

Na verdade, não importa qual o tipo de inventário sua empresa adotará, o importante é que seja feito com frequência e que as informações sejam concisas e detalhadas para que não ocorra falta de produtos com alta demanda ou produtos obsoletos.

Vamos listar alguns tópicos que consideramos de relevância para realização do inventário:

Melhoria no atendimento: sim, realização de inventário vai interferir no atendimento ao cliente, isso ocorre pois os atendentes saberão exatamente sobre os itens disponíveis e a “saúde” deles antes de ofertar ao cliente;

Redução de gastos: vai influenciar diretamente na redução dos gastos da sua empresa, afinal analisando seu estoque periodicamente vai investir no momento certo e não vai realizar a compra de itens que não estão tendo demanda.

Organização do estoque: ao realizar o inventário, é possível que seja feita uma organização mais precisa com a finalidade de deixar todos os produtos bem visíveis para facilitar a busca no momento de entregar os produtos ao cliente.

Categorização de itens: vai permitir que seja criado uma categorização dos produtos, facilitando ainda mais a organização do estoque.

Para facilitar a realização do inventário da sua empresa, utilize ferramentas tecnológicas como os softwares de gestão. Este pode ser um aliado de peso para manter o estoque em dia e facilitar a realização do inventário da sua empresa.

Conheça o SLAPFestas, o sistema ou software de gestão que foi desenvolvido especialmente para o seguimento de festas e eventos no geral e realize inventários periódicos de forma segura e super rápida.

Gostou da dica? Em breve retornaremos com mais dicas especiais para vocês.

solicitar_acesso.webp

Entrar em contato

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas