Matheus Leão
Dica 43: Inventário de estoque: sua importância e como fazer
Olá leitores!!
Hoje vamos falar sobre inventário de estoque, sua importância e como fazer.
Vocês já pararam para pensar o quanto é importante se realizar periodicamente um inventário de todo seu acervo/estoque?
Essa prática pode ser um fator de peso para o bom funcionamento da usa empresa de festas e eventos.
Vamos listar nesse artigo algumas dicas para realização do inventário de estoque.
Conceito: inventário é a forma de catalogar, contabilizar e categorizar todos os itens que a empresa possui na empresa. Esse ato permite a tomada de decisões de forma mais precisa e segura, saber quais itens tem maior demanda e não deixar que fiquem em falta, além de não realizar compras de produtos que não possuem saída.
Através do inventário é possível identificar o grau de relevância de cada item e manter o estoque sempre organizado e disponível para os clientes.
Existem dois tipos de inventário periódico onde o gestor determina qual espaço de tempo que será realizado o inventário, a fim de tomar decisões e analisar investimentos. Inventário rotativo, pode ser feito semanal, quinzenal, mensal, bimestral, dentre outros, nesse tipo é feito a contagem dos itens para se ter dados mais precisos em um período mais curto, para suprir as necessidades da empresa a curto prazo.
Na verdade, não importa qual o tipo de inventário sua empresa adotará, o importante é que seja feito com frequência e que as informações sejam concisas e detalhadas para que não ocorra falta de produtos com alta demanda ou produtos obsoletos.
Vamos listar alguns tópicos que consideramos de relevância para realização do inventário:
Melhoria no atendimento: sim, realização de inventário vai interferir no atendimento ao cliente, isso ocorre pois os atendentes saberão exatamente sobre os itens disponíveis e a “saúde” deles antes de ofertar ao cliente;
Redução de gastos: vai influenciar diretamente na redução dos gastos da sua empresa, afinal analisando seu estoque periodicamente vai investir no momento certo e não vai realizar a compra de itens que não estão tendo demanda.
Organização do estoque: ao realizar o inventário, é possível que seja feita uma organização mais precisa com a finalidade de deixar todos os produtos bem visíveis para facilitar a busca no momento de entregar os produtos ao cliente.
Categorização de itens: vai permitir que seja criado uma categorização dos produtos, facilitando ainda mais a organização do estoque.
Para facilitar a realização do inventário da sua empresa, utilize ferramentas tecnológicas como os softwares de gestão. Este pode ser um aliado de peso para manter o estoque em dia e facilitar a realização do inventário da sua empresa.
Conheça o SLAPFestas, o sistema ou software de gestão que foi desenvolvido especialmente para o seguimento de festas e eventos no geral e realize inventários periódicos de forma segura e super rápida.
Gostou da dica? Em breve retornaremos com mais dicas especiais para vocês.